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segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011: um resumo do ano da Ambev

Companhia investiu mais de R$ 2 bilhões no Brasil, deu início a um movimento para coibir a venda de bebidas alcoólicas a menores, lançou novos produtos e desenvolveu diversas ações com valor econômico, social e ambiental.

Investimentos - Com o objetivo de expandir em 10% a capacidade total de produção, atendendo a demanda de curto e médio prazo, a Ambev investiu em 2011 mais de R$ 2 bilhões em obras de ampliação, manutenção e modernização de unidades em todo o Brasil. O maior aporte (R$ 1,112 bilhão) foi destinado à região Sudeste, com destaque para os recursos empregados em São Paulo, a ampliação das fábricas de Piraí (RJ) e Sete Lagoas (MG) e a inauguração da fachada restaurada da antiga fábrica da Bohemia em Petrópolis (RJ). No Centro-Oeste, R$ 245 milhões foram aplicados para duplicar a capacidade da fábrica em Anápolis (GO). Unidades da companhia na região terão mais R$ 24 milhões para aumentar capacidade e aperfeiçoar o processo de distribuição e logística. No Nordeste, o aporte foi de R$ 793 milhões e foram inauguradas três grandes ampliações - que fizeram parte do pacote de investimento realizado pela Ambev em 2010 - nas cidades de Camaçari (BA), São Luís (MA) e João Pessoa (PB). A região Sul recebeu R$ 181 milhões em investimentos - dos quais R$ 75 milhões foram destinados ao Rio Grande do Sul.


Reconhecimento - A Ambev recebeu muitos prêmios e reconhecimentos em 2011. Um dos mais relevantes teve sua cerimônia de premiação em junho, quando a companhia ficou em 1º lugar no Destaque Agência Estado Empresas2011, ranking elaborado pela consultoria Economática, em parceria com a Agência Estado, que avalia as melhores de 2010 do ponto de vista dos investidores. Outro reconhecimento importante foi o bicampeonato em duas categorias do prêmio Melhores do Agronegócio 2011, organizado pela revista Globo Rural, da Editora Globo. João Castro Neves, presidente da Ambev, foi eleito o executivo do ano do setor de Bebidas e Fumo, segundo o jornal Valor Econômico.

Investimentos em Gente - Em 2011, o investimento da companhia destinado à Universidade Ambev, unidade corporativa que integra todos os programas de treinamento da empresa, será de R$ 26,7 milhões. Valor 18,7% superior em relação a 2010. O ano registrou um número recorde de inscrições (73.889) para o programa Trainee 2012 - 20 jovens foram selecionados. No primeiro semestre, a companhia promoveu novamente o Trainee Industrial, destinado a candidatos à formação de mestre cervejeiro e gerente industrial. A atuação vem obtendo reconhecimento - a oitava edição do prêmio "As Melhores da Dinheiro", organizado pela revista IstoÉ Dinheiro, deu à Ambev o primeiro lugar na categoria Gestão de Recursos Humanos, e a companhia ficou entre as três mais bem colocadas em gestão de pessoas na premiação do Valor/Aon Hewitt.

Lançamentos de refrigerantes e outras bebidas -Em fevereiro, a Ambev lançou um produto que complementa seu portfólio de bebidas: Fusion Energy Drink, energético com guaranina, cafeína natural do fruto do guaraná. Em março foi a vez de Lipton Mate, com um diferencial relevante: sem conservantes e sem corantes artificiais, o que preserva o mais puro sabor do mate. No mesmo mês chegou ao mercado o Citrus Antarctica, refrigerante que mistura laranja, maçã e pomelo e complementa a linha adulta da marca. Em abril, o publico conheceu as versões Laranja e Citrus da linha H2OH! Frutas, que expandiu a categoria de bebidas levemente gaseificadas, atendendo aos consumidores que procuram uma bebida leve e saborosa para acompanhar as refeições e refrescar o dia a dia. Em setembro, seguindo tendência mundial do mercado de baixas calorias, chegou ao mercado Pepsi Twist Zero, com zero açúcar e zero caloria. Na mesma ocasião foi apresentada a nova identidade visual da marca. Guaraná Antarctica também incorporou uma nova identidade visual, com verde mais escuro, e resgatou a embalagem retornável 1 litro.

Lançamentos de cervejas - Depois de Goiânia, Brasília e São Paulo, em maio a Ambev lançou Skol 360º nacionalmente - o produto traz para o consumidor uma cerveja que não gera a sensação de inchaço, em especial quando associado a ingestão de comida. Em agosto de 2011 foi a vez de Budweiser chegar ao Brasil, integrando o portfólio premium da Ambev. Nas embalagens, dois destaques: a Gran Bohemia e a "Brahma Copaço". A Gran Bohemia é uma garrafa de 990ml que reforça os atributos de tradição, nobreza e qualidade superior característicos da marca premium. Já a "Brahma Copaço" é a lata que conta com um sistema e abertura total da tampa, fazendo com que a embalagem ganhe formato de um copo.
Consumo Responsável - O ano foi marcado pelo lançamento do Movimento +ID. A iniciativa, que visa reforçar que bebida alcoólica não é para menor de idade, foi apresentada no final de agosto (31/08). Um dos destaques foi o anúncio da parceria com o Grupo Pão de Açúcar, para coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores e ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância deste tema. O Grupo Pão de Açúcar desenvolveu uma tecnologia inovadora no Brasil para garantir que a venda de bebidas alcoólicas seja realizada somente a consumidores com idade superior a 18 anos. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, teve a chance de conhecer o sistema, em visita a uma unidade do Extra no bairro paulistano do Itaim.
Em setembro, o Movimento +ID ganhou as TVs de todo o Brasil com um filme institucional ambientado em um bar que mostra a importância de se exigir o RG antes de vender bebida alcoólica - a mensagem é "Cerveja pode ser para todo mundo, menos para quem é menor de 18 anos.
O ícone +ID foi estampado em anúncios impressos e em cartazes distribuídos por pontos de venda - a maior mobilização aconteceu no Dia de Responsa (23/09), quando centenas de funcionários da Ambev em todo o país saíram as ruas para conversar com donos de pontos de venda sobre a importância de não vender, sob qualquer hipótese, bebidas alcoólicas para menores.
Outra ação relevante foi desenvolvida com as ONGS parceiras da Ambev no programa Jovens de Responsa. Novas instituições se juntaram à iniciativa, que visa criar uma tecnologia social para evitar que menores de idade consumam bebidas alcoólicas. Um dos destaques é o programa Bar de Responsa, desenvolvido com ONGS como a Bola prá frente e Central Única das Favelas (Cufa). O programa promoverá uma reforma (pintura, restauro na fachada, doação de mesas e cadeiras e demais acessórios) nos estabelecimentos que agirem de forma mais responsável, não vendendo para menores de 18 anos. A campanha teve engajamento do presidente da Ambev, João Castro Neves, que visitou a comunidade de Paraisópolis, em São Paulo (SP), no mês de novembro. A Ambev doou ainda bafômetros a autoridades de Minas Gerais e do Paraná. Nos eventos, a Ambev manteve ações de incentivo conduta responsável, como no carnaval de rua do Rio de Janeiro e no Skol Sensation.
Plataforma futebol - Em julho, a Ambev apresentou oficialmente sua plataforma de futebol. O projeto compreende uma série de iniciativas que visam deixar um legado esportivo e socioambiental ao país. Na primeira frente, voltada para desenvolver o futebol, foram apresentadas as ações voltadas para os benefícios dos torcedores e clubes, com destaque para os clubes cariocas (como o Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) e mineiros (como o Cruzeiro, outro exemplo). Na segunda frente, o destaque é o Brahma na Comunidade, projeto que utiliza o futebol como agente de transformação socioeconômica em comunidades de baixa de renda. O edital foi vencido pela ONG Art Cult da Mangueira, no Rio de Janeiro. A Ambev é ainda uma das patrocinadoras da Taça das Favelas, competição realizada pela Cufa no Rio de Janeiro - a companhia premiará comunidades dos times vencedores com programas sociais e culturais. Clubes parceiros das marcas Ambev foram bem sucedidos em suas campanhas, caso do Vasco, campeão da Copa do Brasil, e Lusa, campeã da Série B. As marcas promoveram duas ações surpreendentes. Em agosto, a Brahma foi a primeira a oferecer ingressos para a Copa 2014 por meio do concurso "Sou Brahmeiro, Sou Primeiro". Em outubro, Guaraná Antarctica anunciou a parceria com a dupla que simboliza o novo futebol brasileiro, Neymar e Lucas. A Brahma foi ainda patrocinadora da Copa América 2011 e apoiou o futebol amador cidades como Salvador. O ano foi encerrado com o anúncio de mais uma parceria (América-MG) e uma segunda edição de latas temáticas no Rio.
Valores ambientais - No Dia Mundial da Água (22/03), a Ambev lançou uma nova etapa do Movimento CYAN, o Banco CYAN, uma parceria com a Sabesp, pela qual os consumidores podem ter acesso à média de consumo de água de seu imóvel e, à medida que diminuam (ou até mesmo mantenham) o consumo, ganham pontos que podem ser usados como desconto em sites de compras na internet. Em junho, a Codau, de Uberaba (MG), juntou-se ao Banco CYAN e outras concessionárias de água do país podem ser anunciadas no futuro - mais de 50 milhões de litros de água foram economizados por meio do projeto. Em julho, Ambev e WWF-Brasil apresentaram os resultados da primeira fase do Projeto Bacias. Além do ecomapeamento da Microbacia do Córrego Crispim (DF), a companhia e a ONG inauguraram um viveiro para a produção de mudas de árvores do Cerrado que serão usadas para reverter a atual situação das áreas degradadas às margens do córrego. Outra iniciativa foi a parceria, em São Paulo, com o festival Gastronomia Sustentável, para estimular restaurantes paulistanos a reduzir o desperdício de água. Outra novidade foi o programa Recicla Ambev, que, entre outras ações, tem contribuído para o recolhimento de material reciclável em eventos patrocinados pela companhia como o Festival de Americana.
No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), alguns dos principais veículos impressos do país divulgaram a partir um anúncio publicitário da Ambev com as conquistas obtidas e iniciativas realizadas pela companhia para atingir as metas ambientais globais traçadas para 2012. Em setembro, na fábrica de vidros no Rio de Janeiro, a Ambev apresentou uma boa notícia: o forno de fusão, antes alimentado exclusivamente por gás natural, passou a queimar também biogás gerado na estação de tratamento de efluentes da Filial Rio de Janeiro, cervejaria da Ambev próxima à fábrica de vidros. A gestão ambiental da Ambev foi reconhecida - em setembro, a companhia foi eleita uma das 20 empresas com melhores práticas ambientais do país, segundo a edição do Prêmio Época Empresa Verde - uma parceria da revista Época com a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC).
Eventos - Entre as centenas de eventos patrocinados e/ou apoiados pelas marcas da Ambev, destaque para três eventos proprietários: o Camarote Brahma, no carnaval carioca, e o Skol Sensation, em São Paulo. Com o tema "Eu vou morrer de saudade", o Camarote Brahma fez sua despedida no formato que o consagrou, promovendo encontros como o do astro internacional Jude Law e o fenômeno dos gramados Ronaldo. Já o Skol Sensation, em junho, atraiu 40 mil pessoas para "Os Mistérios de Wonderland", ao som de DJs internacionais. Novidade em 2011, o Gran Momentos promoveu pockets shows em praças e bares de São Paulo reunindo nomes como Céu, Tiê, Mart´nália, Mariana Aydar, Tulipa Ruiz e Yamandu Costa. Também vale citar o patrocínio de Budweiser ao UFC no Brasil (incluindo reality com Anderson Silva) e mais de 20 shows internacionais como Pearl Jam, Eric Clapton, Red Hot Chili Peppers, Aerosmith e System of Down, Britney Spears e Rihanna. Para 2012, a Ambev já confirmou nova edição do Skol Sensation e o patrocínio aos carnavais oficiais do Rio de Janeiro (Antarctica) e Salvador (Brahma), além da parceria com a escola de samba São Clemente(Skol 360).
Publicidade e ações de comunicação das marcas - Guaraná Antarctica lançou uma série de filmes para reforçar a exclusividade da composição do refrigerante original do Brasil -todos terminando com a assinatura "é mais fácil ver isso que a fórmula secreta do Guaraná Antarctica". Skol prosseguiu com a série "Um por todos, todos por uma", assim como Skol 360, que investiu no conceito do homem-baiacu para divulgar os atributos do lançamento. Antarctica deu continuidade ao posicionamento, "A Boa da Diretoria", enquanto Antarctica Sub Zero trouxe uma nova série de comerciais, com a assinatura "Um dia toda cerveja vai ser feita assim". Brahma fez comerciais destacando a entrada da Zeca Pagodinho nas redes sociais e mostrando sua conexão com uma das maiores paixões dos brasileiros, o futebol. Nas mídias sociais, diversas marcas da Ambev utilizaram canais como Twitter e Facebook para ampliar a comunicação com seus públicos. Destaque para Guaraná Antarctica, que em agosto celebrou a marca de um milhão de fãs em sua Fanpage -foi a primeira marca no Brasil a ultrapassar o número. Outro sucesso são as redes sociais customizadas de Brahma para os clubes de maior torcida do Rio de Janeiro - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - e de Minas Gerais.

Franquias - Em junho, a Ambev anunciou o Nosso Bar, uma franquia popular, destinada aos micro e pequenos empreendedores que exige investimento inicial de R$ 28 mil, respeita as características de cada região e tem retorno previsto de 12 a 20 meses.
Fonte: Ambev

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