Dia para pensar em nossos rios, especialmente no
nosso Rio Taquari.
Qual é a nossa responsabilidade na poluição dos rios?
Meu rio,
seu rio, nosso rio!
Do óleo do pastel às estações de tratamento de esgoto, o cuidado com a
água é de todos.
Onde você despeja o óleo de cozinha? Você escolhe detergente biodegradável? Sua casa está conectada à rede de saneamento? A cidade tem sistema de tratamento de esgoto?
Gostamos de criticar a situação dos rios, córregos, lagos e outros mananciais no Brasil, em geral poluídos. No entanto, poucos de nós entendem que sua limpeza depende, em parte, de nossas atitudes.
É verdade que uma boa parcela da culpa é dos governos. Mais de 35 milhões de pessoas vivem sem acesso ao saneamento básico no Brasil. Em geral, isso significa viver em casas que não têm coleta de esgoto, um dos itens de infra-estrutura mais escassos em terras brasileiras.
No entanto, em uma cidade maior, onde a rede de coleta de esgoto alcança boa parte do território municipal, a principal fonte de poluição dos rios ainda é o esgoto doméstico, por conta das ligações clandestinas, feita por gente que teima em jogar seus dejetos no córrego mais próximo, para não ter que pagar imposto por isso.
Sem falar no lixo jogado nas ruas, que ao primeiro aguaceiro vai parar no rio mais próximo. Metais pesados, óleo, lixo, entulho. Quando chove, tudo isso vai parar nos rios. Quem joga papel na calçada está poluindo o rio vizinho.
Um ambiente limpo não é aquele que mais se limpa, mas o que menos se suja. Cuidar das nascentes de água limpa é mais barato do que tratar água suja depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário