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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Publicidade responsável para crianças

 Compromisso Ambev com a publicidade responsável de refrigerantes e outros produtos.

Publicidade responsável





A Ambev se compromete a não inserir anúncios publicitários de seus produtos em programas de televisão, de rádio, mídia impressa ou sites de internet que tenham 50% ou mais da audiência constituída de crianças.

Em conjunto com outras 23 empresas, líderes da área de alimentos e bebidas, elaboramos e adotamos um Compromisso Público de Publicidade Responsável.
O documento, em vigor desde 1º de janeiro de 2010, estabelece os seguintes compromissos:
"1) Não fazer, para crianças abaixo de 12 anos, publicidade de alimentos ou bebidas; com exceção de produto cujo perfil nutricional atenda a critérios específicos baseados em evidências científicas.
1.1) Os critérios mencionados serão adotados específica e individualmente pelas empresas signatárias.
1.2) Para efeito desse compromisso, as limitações são para inserções publicitárias em televisão, rádio, mídia impressa ou internet que tenham 50% ou mais de audiência constituída por crianças de menos de 12 anos.
2) Nas escolas, não realizar, para crianças com menos de 12 anos, qualquer tipo de promoção com caráter comercial relacionada a alimentos ou bebidas que não atendam aos critérios descritos anteriormente, exceto quando acordado ou solicitado pela administração da escola para propósitos educacionais ou esportivos.
3) Promover, no contexto de seu material publicitário, quando aplicável, práticas e hábitos saudáveis, tais como a adoção de alimentação balanceada e/ou a realização de atividades físicas."
Seguindo esses três compromissos, apresentamos os princípios individuais adotados pela Ambev com relação à publicidade dirigida a crianças, assim entendidas, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/90, art. 2º), "a pessoa até doze anos de idade incompletos":
• a Ambev se compromete a não inserir anúncios publicitários de seus produtos em programas de televisão, de rádio, mídia impressa ou sites de internet que tenham 50% ou mais da audiência constituída de crianças.
• nas escolas, a Ambev não realizará qualquer tipo de promoção com caráter comercial de produtos que não atendam aos critérios nutricionais acima apresentados, exceto quando acordado ou solicitado pela administração da escola, sempre com propósito educacional ou esportivo;
• a Ambev estimulará em seus anúncios publicitários, sempre que possível, a prática de atividades físicas e a disseminação de outros hábitos saudáveis, entre eles a promoção de uma alimentação balanceada;
• a Ambev dedicará especial atenção para que as inserções publicitárias de seus produtos cujo consumo seja proibido por menores de 18 anos sejam direcionadas exclusivamente ao público adulto, evitando que possam despertar a curiosidade ou a atenção de menores ou possam contribuir para que crianças e adolescentes adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com sua condição.


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