Compromisso Ambev com a
publicidade responsável de refrigerantes e outros produtos.
Publicidade responsável
A Ambev se compromete a não
inserir anúncios publicitários de seus produtos em programas de televisão, de
rádio, mídia impressa ou sites de internet que tenham 50% ou mais da audiência
constituída de crianças.
Em conjunto com outras 23 empresas, líderes da área
de alimentos e bebidas, elaboramos e adotamos um Compromisso Público de
Publicidade Responsável.
O documento, em vigor desde 1º de janeiro de 2010,
estabelece os seguintes compromissos:
"1) Não fazer, para crianças abaixo de 12
anos, publicidade de alimentos ou bebidas; com exceção de produto cujo perfil
nutricional atenda a critérios específicos baseados em evidências científicas.
1.1) Os critérios mencionados serão adotados
específica e individualmente pelas empresas signatárias.
1.2) Para efeito desse compromisso, as limitações
são para inserções publicitárias em televisão, rádio, mídia impressa ou
internet que tenham 50% ou mais de audiência constituída por crianças de menos
de 12 anos.
2) Nas escolas, não realizar, para crianças com
menos de 12 anos, qualquer tipo de promoção com caráter comercial relacionada a
alimentos ou bebidas que não atendam aos critérios descritos anteriormente,
exceto quando acordado ou solicitado pela administração da escola para
propósitos educacionais ou esportivos.
3) Promover, no contexto de seu material publicitário,
quando aplicável, práticas e hábitos saudáveis, tais como a adoção de
alimentação balanceada e/ou a realização de atividades físicas."
Seguindo esses três compromissos, apresentamos os
princípios individuais adotados pela Ambev com relação à publicidade dirigida a
crianças, assim entendidas, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente
(Lei n. 8.069/90, art. 2º), "a pessoa até doze anos de idade
incompletos":
• a Ambev se compromete a não inserir anúncios
publicitários de seus produtos em programas de televisão, de rádio, mídia
impressa ou sites de internet que tenham 50% ou mais da audiência constituída
de crianças.
• nas escolas, a Ambev não realizará qualquer tipo
de promoção com caráter comercial de produtos que não atendam aos critérios
nutricionais acima apresentados, exceto quando acordado ou solicitado pela
administração da escola, sempre com propósito educacional ou esportivo;
• a Ambev estimulará em seus anúncios
publicitários, sempre que possível, a prática de atividades físicas e a
disseminação de outros hábitos saudáveis, entre eles a promoção de uma
alimentação balanceada;
• a Ambev dedicará especial atenção para que as
inserções publicitárias de seus produtos cujo consumo seja proibido por menores
de 18 anos sejam direcionadas exclusivamente ao público adulto, evitando que
possam despertar a curiosidade ou a atenção de menores ou possam contribuir
para que crianças e adolescentes adotem valores morais ou hábitos incompatíveis
com sua condição.
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