Visitas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Univale alerta para consumo responsável neste reveillon

Foram 24 vítimas fatais em acidentes de trânsito no final de semana de Natal no Rio Grande do Sul.  

Segundo informações divulgadas pelo Centro de Informação sobre Saúde e Álcool (CISA), entre os principais problemas causados pelo consumo abusivo de álcool estão os acidentes de trânsito, a falta de fiscalização na venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e a adoção do comportamento sexual de risco. Tais atitudes podem desencadear mortes e ferimentos no trânsito, consumo prematuro de bebidas alcoólicas, contaminações por doenças sexualmente transmissíveis (DST) e gravidezes indesejadas.

Ações conscientes
Para multiplicar a mensagem de consumo responsável, a AmBev participou, em 2000, do encontro na Organização Mundial da Saúde (OMS) para discutir os efeitos do uso irrestrito de bebidas alcoólicas. A companhia também age ativamente nesta causa com a criação de campanhas para conscientizar a população sobre os riscos associados ao uso indevido do álcool.


Entre as ações está o pioneiro Programa AmBev de Consumo Responsável, criado em 2003. O projeto, que utiliza a imagem de um bumerangue com a frase “É mais divertido ir e voltar”, é norteado pelas premissas da OMS e visa a conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir, além de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos.

Desde 2001, a Companhia já ofereceu 70 mil bafômetros para órgãos de trânsito e entidades de nove Estados brasileiros (SP, RJ, MG, DF, RS, GO, BA, CE e PE). A empresa também firma parcerias com cooperativas de táxi para que as pessoas possam beber e voltar para casa em segurança.

No contato com os PDVs, a AmBev aproveita para difundir esta importante mensagem de diversas maneiras. A campanha Peça o RG, por exemplo, estimula o cumprimento da proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, por meio de materiais entregues aos proprietários das revendas contendo orientação sobre a co-responsabilidade dos pontos de venda nesta tarefa.


Em outra iniciativa, o Bar da Responsa, são distribuídos folders e baners informativos com dicas para multiplicar a mensagem de consumo responsável nos estabelecimentos, reforçando que a venda de bebidas alcoólicas só deve ser feita a adultos - e que não vão dirigir.

Responsabilidade na prática
Tendo como base o Programa AmBev de Consumo Responsável, revendedores de todo o Brasil também fazem a sua parte para alertar os consumidores sobre as consequências do consumo abusivo de álcool, em especial, nos períodos de festas.

Dicas Univale para aproveitar o reveillon de forma consciente:

* Antes da ingestão de bebidas alcoólicas faça uma refeição com alimentos ricos em gordura e carboidratos, que retardam a absorção do álcool.
* Use roupas leves (adequadas à temperatura) e que permitam a transpiração.
* Volte da festa de forma segura, escolha um amigo da vez para a carona ou retorne de táxi, caso tenha consumido bebidas alcoólicas.
* Não se esqueça de que menores de 18 anos não devem consumir bebidas alcoólicas.
* É bom lembrar que existem outras opções de bebidas não alcoólicas para os dias de diversão: água, refrigerantes, além da cerveja Liber, a primeira totalmente sem álcool da América Latina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário