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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ambev divulga resultados de 2012


Companhia anuncia ainda investimentos de aproximadamente R$ 3 bilhões para 2013 no Brasil.

Ambev consolidado (América Latina Norte + América Latina Sul + Canadá)
Ano 2012.
O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado da Ambev (América Latina Norte + América Latina Sul + Canadá) registrou, em 2012, aumento orgânico de 13,6% em relação à 2011, encerrando o período com R$ 15,7 bilhões. O volume total de vendas da Ambev no ano passado apresentou crescimento orgânico de 2% em relação a 2011, e chegou a quase 170 milhões de hectolitros. Na mesma comparação, o volume de cerveja cresceu 1,9% (orgânico), chegando a 122,5 milhões de hectolitros. Já o volume de RefrigeNanc (refrigerantes, bebidas não alcóolicas e não carbonatadas) apresentou expansão orgânica de 2%, com 47,4 milhões de hectolitros vendidos. O lucro líquido ajustado foi de R$ 10,6 bilhões em 2012, um crescimento reportado de 22,5% em relação ao ano anterior. A receita líquida de vendas aumentou 12,4% organicamente e somou R$ 32,2 bilhões no ano.

Ambev Brasil
Ano 2012
A operação da Ambev no Brasil alcançou um EBITDA ajustado de R$ 11 bilhões em 2012, o que representa um crescimento orgânico de 14,3%. A receita líquida foi de quase R$ 21 bilhões, 12,7% a mais do que 2011. O volume total de vendas cresceu 3,1%, alcançando 117,5 milhões de hectolitros. Em cerveja, o volume de vendas foi de 86,7 milhões de hectolitros, aumento de 2,5%. Já o volume de RefrigeNanc avançou 4,9% no país, com um total de 30,8 milhões de hectolitros vendidos.

As inovações da companhia, tanto em embalagens quanto em líquidos, contribuíram para os bons resultados do período. Houve também crescimento das vendas de cerveja em embalagens retornáveis de 300 ml e de um litro, graças aos investimentos em expansão de capacidade nessas embalagens.

Em 2012, o volume de vendas das marcas premium cresceu aproximadamente 18%. Os destaques foram as marcas Budweiser, Original e Stella Artois. Além disso, em RefrigeNanc, o Guaraná Antarctica seguiu forte na sua trajetória de crescimento, assim como a Pepsi que também teve um bom desempenho por conta do posicionamento adotado para a marca.

"Nossos resultados em 2012 mostram que nossa estratégia comercial direcionada para inovação de líquidos e embalagens, a expansão nos mercados do Norte e Nordeste, além do desempenho das marcas premium e das garrafas retornáveis foi acertada e contribuiu para o bom desempenho no ano", avalia João Castro Neves, Diretor-Geral da Ambev.

Ambev (América Latina Norte + América Latina Sul + Canadá). Quarto trimestre de 2012
No quarto trimestre do ano passado, o volume total de vendas foi de 49,7 milhões de hectolitros de bebidas, 1,7% a mais do que foi vendido no quarto trimestre de 2011. Deste total, quase 36 milhões de hectolitros foram de cerveja e 13,7 milhões foram de RefrigeNanc.

O EBITDA ajustado registrou aumento orgânico de 15,7% em relação ao mesmo intervalo de 2011, totalizando R$ 5,5 bilhões no período. Já a receita líquida de vendas da Ambev apontou aumento orgânico de 13,7%, chegando a R$ 10,1 bilhões. O lucro líquido ajustado da Ambev foi de R$ 3,7 bilhões, o que representa um aumento de 22,6% se comparado ao quarto trimestre de 2011.

Ambev Brasil
Quarto trimestre de 2012
As operações da Ambev no país alcançaram um EBITDA ajustado de R$ 3,8 bilhões no último trimestre do ano passado, representando um crescimento orgânico de 15,8% se comparado com o mesmo período de 2011. O aumento orgânico do volume total de vendas no Brasil foi de 3,5%, chegando a 34,6 milhões de hectolitros.

O volume de cerveja vendido no país foi de 25,5 milhões de hectolitros no trimestre, aumento orgânico 2,9%. A receita líquida na categoria cresceu 14,1% no mesmo período. O volume de RefrigeNanc teve aumento de 5,1%, alcançando 9,1 milhões de hectolitros vendidos. A receita líquida registrou crescimento de 15,3% na categoria.

Investimentos CAPEX
A Ambev planeja investir por volta de R$ 3 bilhões em sua operação no Brasil em 2013. Este será o quarto ano consecutivo de investimentos recordes da empresa. Em quatro anos (2010-2013), a Ambev terá aportado quase R$ 10 bilhões em investimentos no Brasil. Em 2013, os investimentos serão distribuídos pelas cinco regiões do país para construção de novas fábricas e centros de distribuição, ampliação de plantas industriais, desenvolvimento de novos produtos e otimização logística e de produção.

"Nosso objetivo com esse aporte é criarmos condições de atender a demanda e estarmos preparados para fazer no Brasil a melhor Copa do Mundo do mundo. Contudo, esta previsão de investimentos para 2013 está sujeita à confirmação de um horizonte de crescimento, que depende, dentre outras coisas, da tributação incidente sobre o setor", afirma Nelson Jamel, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Ambev.

Dentre as obras da Ambev para 2013, estão as já anunciadas novas fábricas em Minas Gerais e no Paraná, a ampliação da capacidade de produção de bebidas em garrafas retornáveis de 300 ml e 1 litro de Guaraná Antarctica, além da adaptação de mais uma fábrica para a produção da cerveja Budweiser a ser anunciada ao longo de 2013.

Estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta que a indústria de cervejas é o maior multiplicador de empregos da economia brasileira. Ou seja, movimenta diversos setores, desde o agronegócio até o pequeno varejo. De acordo com a pesquisa, para cada emprego gerado em uma cervejaria outros 46 são criados em toda a cadeia produtiva, que inclui também operação logística, produção de insumos e maquinários.

Dados do IBGE mostram que, para cada R$ 1 real investido no segmento de alimentos e bebidas, outros R$ 2,5 são gerados na economia. O IBGE também aponta que o emprego na indústria brasileira recuou 1,4% em 2012 se comparado a 2011. Mas, na contramão, a indústria de alimentos e bebidas foi a que mais gerou empregos, aumentando o quadro de funcionários em 3,9%.

Fonte: Ambev

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