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terça-feira, 8 de maio de 2012

Bohemia aposta em tradição para se manter como líder Premium

Marca investe R$ 65 milhões para reabrir a primeira fábrica de cerveja do Brasil e cria museu interativo para reforçar sua posição no mercado de bebidas especiais.

Bohemia,cervejaria,cerveja,PetropolisOs hábitos de consumo de cerveja vêm se alterando ao logo dos anos e as cervejas Premium e especiais vêm caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. Líder de mercado no setor, a Bohemia investe pesado para se manter nesta colocação. A principal estratégia da marca é resgatar a tradição. Para isto, a Ambev acaba de investir R$ 65 milhões para reativar a antiga fábrica da Bohemia, datada de 1853, em Petrópolis, município do Rio de Janeiro.
A iniciativa acompanha o aquecimento do setor no Brasil, que hoje é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Na America Latina, o país representa uma parcela de 60% da produção anual total da bebida, segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv).
“A Bohemia é hoje líder no mercado Premium. Nosso objetivo é resgatar a história da marca e reforçar o vínculo com a cidade por meio do patrocínio a eventos locais. Pretendemos mostrar o carinho que a Bohemia tem com a sua raiz e com esta região”, explicou Sérgio Esteves, Gerente Corporativo de Marketing da Ambev, em entrevista ao portal, durante a inauguração da fábrica, na última sexta-feira, dia 4.
A ideia é colocar, cada vez mais, a Bohemia como uma linha de cervejas especiais, feitas para serem degustadas na taça correta, em temperatura adequada, e harmonizadas com pratos específicos. Para direcionar esta estratégia de sofisticação da marca, o investimento na serra fluminense inclui um Centro de Experiência Cervejeira, onde os consumidores podem conhecer, além da história da Bohemia, a trajetória da cerveja, fazer degustações e harmonizações.

Bohemia,Petrópolis,cerveja,cervejariaTecnologia e Interatividade
O espaço é o primeiro do gênero no Brasil, inspirado em alguns modelos internacionais, entre eles o Heineken Experience, em Amsterdã, na Holanda. O museu oferece uma excursão, exibições interativas e dois bares. O local também traz um olhar sobre a história da empresa e do processo de fermentação da cerveja durante os anos.
Ao todo são sete mil metros quadrados de área construída, divididos em 20 ambientes que contam, de forma interativa, a história da cerveja no mundo. A expectativa é que o centro receba cerca de 300 mil visitantes por ano.
“O que queremos é explorar a história da cerveja e, para isso, nos baseamos em alguns modelos internacionais que visitamos. Mais que um museu, trata-se de uma experiência e nosso objetivo é tangibilizar o que falamos, continuar crescendo e sendo líderes de mercado Premium”, completou Sérgio Esteves.

Ritual e gastronomia
Desde 2003, a Bohemia vem fazendo investimentos no desenvolvimento dos conceitos de harmonização gastronômica da cerveja, por meio da divulgação e do apoio a eventos ligados ao tema, além do lançamento de edições especiais da bebida, como a Bohemia Escura, Bohemia Weiss, Bohemia Royal Ale, Confraria e a Bohemia Oaken, cerveja maturada em barris de carvalho.
Outro conceito que vem sendo difundido pela Ambev é o do consumo da cerveja como ritual e, para isso, cada variante recebeu uma taça especial, produzida artesanalmente, em vidro soprado. O logotipo utilizado pela Bohemia também passou por uma reformulação com o objetivo de resgatar os conceitos de história e tradição. Para isso foram feitos estudos nos projetos originais da antiga fábrica.
“Fizemos um grande trabalho de resgate histórico. Nosso objetivo era remeter a toda a magia, toda a alquimia dos mestres cervejeiros que, apesar do avanço da tecnologia, continuam existindo”, explicou Nélson Rocha, Sócio-diretor da Criacittá, empresa responsável pela criação do novo logotipo, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A nova identidade traz como elemento principal o tonel de cobre, utilizado no processo de fabricação da cerveja. “Na concepção do logo queríamos remeter à tradição, ao imaginário. E não há nada mais tradicional em todo o processo de produção que a panela cervejeira. Por isso decidimos trazê-la para a marca”, completou.

Por Leticia Muniz, do Mundo do Marketing

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